Facebook Twitter

O que é RFID?

Já estamos acostumados a fazer compras, e na passagem pelo caixa, as informações do produto serem lidas através do código de barra, mas também já percebemos que muitas vezes este processo é demorado, seja pela falta de experiência do caixa ou por uma dificuldade de leitura do código.

Uma tecnologia esta sendo estudada para resolver este e muitos outros problemas do nosso dia a dia,conhecida como RFID (Radio-Frequency IDentification ou, Identificação por Rádio Frequência), uma de suas aplicações seria justamente em lojas e supermercados.

Isso porque esta é uma tecnologia de comunicação onde as etiquetas RFID poderiam ser lidas automaticamente por sensores na saída do supermercado, por exemplo, dispensando o trabalho manual e individual de leitura dos códigos de barras.

Mas o RFID nao  para por ai, a tecnologia esta sendo utilizada em diversas áreas, como controle de acesso, logística,identificação biométrica e outras.

Como funciona?

Um sistema de RFID é composto, basicamente, de uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e também um transponder ou etiqueta de RF (rádio frequência), que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida.  Estas etiquetas podem estar presentes em pessoas, animais, produtos, embalagens, enfim, em equipamentos diversos.

Assim, a antena transmite a informação, emitindo o sinal do circuito integrado para transmitir suas informações para o leitor, que por sua vez converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Agora, depois de convertidas, elas poderão ser lidas e compreendidas por um computador para então ter seus dados analisados.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2601-como-funciona-a-rfid-.htm#ixzz1xmR4iHb5

Postado por Vinícius José Grein em 28/06/11 às 06:06h